Que o verso seja como chave
que abre mil portas.
Uma folha cai, algo passa voando;
quando os olhos fitam criado seja,
e a alma do ouvinte fique palpitando.
Inventa novos mundos, cuida da palavra;
o adjetivo quando não dá vida, mata.
Estamos no céu dos nervos.
O músculo pende,
como recordação, nos museus;
mas nem por isso temos menos força :
o vigor verdadeiro
reside na cabeça.
Por que cantais a rosa, poetas ?
fazei-a florir no poema.
Só para nós
vivem sob o sol as coisas todas.
O poeta é um pequeno Deus.
(Chile, 1893 - 1948)
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Transcrito da antologia POESIA DO SÉCULO XX,
organização e tradução de Jorge de Sena
- Editorial Inova, Porto, Portugal, 1975
sábado, 25 de setembro de 2010
sábado, 18 de setembro de 2010
FERREIRA GULLAR : "Toda essa matéria de verdade e de sonho que há dentro das pessoas é que é a coisa mais importante da poesia"
"A gente vai escrevendo. Escreve um poema hoje, um poema amanhã. Embora tudo isso tenha uma unidade, porque é uma mesma pessoa que faz, há sempre um caráter fragmentário. Acho que todo poeta tem a necessidade de um dia fazer aquela obra que é a síntese de tudo o que ele pensou e viveu. Eu pelo menos sentia que o que eu tinha dito estava dito parcialmente em uma quantidade de poemas, mas a soma desses elementos não dava a totalidade do que eu queria. Os poemas escritos já eram parte da minha própria vida e o que estava neles era, de certo modo, o passado, também. Eu, portanto, teria que encontrar uma expressão que fosse capaz de exprimir não só o que eu sentia ao escrevê-los, mas também o resto da vida que estava fora deles.
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Eu acho que se a poesia tem alguma importância, a importância dela é estabelecer a comunicação entre as pessoas num nível afetivo. O poeta modifica a linguagem, subverte a linguagem, como consequência da necessidade de exprimir o que ele quer exprimir. O objetivo não é subverter a linguagem. Isso é uma consequência. O objetivo é se comunicar com as pessoas. E dentro desse comunicar com as pessoas há um mundo de coisas... Ele quer exaltar a vida, às vezes. Ele quer protestar, quer denunciar, quer comunicar a beleza que ele descobriu numa relação com outra pessoa ou na manhã ou na tarde. Ele quer futucar o mistério da existência. Toda essa matéria de verdade e de sonho que há dentro das pessoas é que é a coisa mais importante da poesia. Quando não tem isso não há poesia e é melhor ir à praia."
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(do livro CADERNO DE CONFISSÕES BRASILEIRAS
- entrevistas a Geneton Moraes Neto -,
Editora Comunicarte, Recife, 1982).
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Eu acho que se a poesia tem alguma importância, a importância dela é estabelecer a comunicação entre as pessoas num nível afetivo. O poeta modifica a linguagem, subverte a linguagem, como consequência da necessidade de exprimir o que ele quer exprimir. O objetivo não é subverter a linguagem. Isso é uma consequência. O objetivo é se comunicar com as pessoas. E dentro desse comunicar com as pessoas há um mundo de coisas... Ele quer exaltar a vida, às vezes. Ele quer protestar, quer denunciar, quer comunicar a beleza que ele descobriu numa relação com outra pessoa ou na manhã ou na tarde. Ele quer futucar o mistério da existência. Toda essa matéria de verdade e de sonho que há dentro das pessoas é que é a coisa mais importante da poesia. Quando não tem isso não há poesia e é melhor ir à praia."
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(do livro CADERNO DE CONFISSÕES BRASILEIRAS
- entrevistas a Geneton Moraes Neto -,
Editora Comunicarte, Recife, 1982).
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
"UM POETA" / Antonio Skarmeta (Chile)
Os olhos de um poeta
são a casa das coisas
Os lábios de um poeta
são a casa das palavras
(do livro inédito A PALAVRA MAIS HUMANA)
são a casa das coisas
Os lábios de um poeta
são a casa das palavras
(do livro inédito A PALAVRA MAIS HUMANA)
sexta-feira, 30 de julho de 2010
"POESIA A SERVIÇO DA VERDADE" / Ernesto Fraeri
"A poesia é atividade imediata da natureza criativa do homem, que plasma incessantemente o próprio mundo. Ela deve abster-se dos acontecimentos subjetivos e das lágrimas do sentimentalismo pessoal para alcançar a esfera da objetividade, o que significa que ela se põe a serviço da verdade."
(Epígrafe da antologia A POESIA GOIANA NO SÉCULO XX,
organizada por Assis Brasil / Imago Editora, Rio, 1997)
(Epígrafe da antologia A POESIA GOIANA NO SÉCULO XX,
organizada por Assis Brasil / Imago Editora, Rio, 1997)
domingo, 25 de julho de 2010
ESCAVAÇÕES, de Neide Archanjo
Andar sobre as águas
atravessar paredes abismos
é próprio do poeta
como é próprio do trigo
ser flor
e pão.
..........................................
Noite adentro
olhos ancorados em Deus
dormem os animais
as crianças as plantas
e algum poeta.
Ninguém mais.
(do livro ESCAVAÇÕES, São Paulo, 1980).
atravessar paredes abismos
é próprio do poeta
como é próprio do trigo
ser flor
e pão.
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Noite adentro
olhos ancorados em Deus
dormem os animais
as crianças as plantas
e algum poeta.
Ninguém mais.
(do livro ESCAVAÇÕES, São Paulo, 1980).
segunda-feira, 19 de julho de 2010
"POESIA TIRA O SONO, É UM NEGÓCIO QUE NÃO AJUDA A DORMIR" (Caetano Veloso)
"Houve um tempo em que eu lia muito poesia por gosto. Mas acontece o seguinte, eu leio na hora de dormir, quando eu me deito. Só leio nessa hora. Leio jornal durante o dia mas livro eu tenho vergonha de ler durante o dia, ir no escritório botar um livro e ler assim sentado. Eu não sinto isso como natural. Eu me deito e leio, o que quer que eu leia é nessa hora... Eu fico muito tempo lendo, porque eu demoro muito pra dormir, e a poesia não dá sono. Poesia tira o sono, poesia é um negócio que não ajuda a dormir. A prosa não, toda prosa mesmo, qualquer coisa, "Guerra e Paz", qualquer livro, você lê, se interessa, mas a narração combina com você ir se acalmando... você vai continuar no dia seguinte, a história tem um fio.
Poesia não. Poesia às vezes é um negocinho, um livro pequenininho, com umas poucas palavras em cada página, é uma coisa tão densa que lhe põe numa situação difícil... É curioso, você pode, fisicamente, ler um livro de poesia, às vezes muito denso, em 15 minutos, em 10 minutos, né ?
Se uma pessoa diz assim, vou ler "Mensagem", do Fernando Pessoa, todo, como quem lê um romance... Os poemas são pequenos, não são muitos, e o livro é pequeno. Você lê aquilo rápido. Mas é difícil que você realmente tenha lido aquele livro, porque são tantos romances que se passam às vezes entre duas palavras só."
(Caderno MAIS!, Folha de São Paulo,
9 de agosto de 1992).
Poesia não. Poesia às vezes é um negocinho, um livro pequenininho, com umas poucas palavras em cada página, é uma coisa tão densa que lhe põe numa situação difícil... É curioso, você pode, fisicamente, ler um livro de poesia, às vezes muito denso, em 15 minutos, em 10 minutos, né ?
Se uma pessoa diz assim, vou ler "Mensagem", do Fernando Pessoa, todo, como quem lê um romance... Os poemas são pequenos, não são muitos, e o livro é pequeno. Você lê aquilo rápido. Mas é difícil que você realmente tenha lido aquele livro, porque são tantos romances que se passam às vezes entre duas palavras só."
(Caderno MAIS!, Folha de São Paulo,
9 de agosto de 1992).
sábado, 17 de julho de 2010
ITINERÁRIO DE PASÁRGADA, de Manuel Bandeira (1)
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O que há de especial nessas reminiscências (e em outras dos anos seguintes, reminiscências do Rio e de São Paulo, até 1892, quando voltei a Pernambuco, onde fiquei até os dez anos) é que, não obstante serem tão vagas, encerram para mim um conteúdo inesgotável de emoção. A certa altura da vida vim a identificar essa emoção particular com outra - a de natureza artística. Desde esse momento, posso dizer que havia descoberto o segredo da poesia, o segredo do meu itinerário em poesia. Verifiquei ainda que o conteúdo emocional daquelas reminiscências da primeira meninice era o mesmo de certos raros momentos em minha vida de adulto : num e nouto caso alguma coisa que resiste à analise da inteligência e da memória consciente, e que me enche de sobressalto ou me força a uma atitude de apaixonada escuta.
O meu primeiro contato com a poesia sob a forma de versos terá sido provavelmente em contos de fadas, em histórias da carochinha. No Recife, depois dos seis anos.
....................................................................................
Aos versos dos contos da carochinha devo juntar os das cantigas de roda, algumas das quais sempre me encantavam, como "Roseira, dá-me uma rosa", "O anel que tu me deste", "Bão, balalão, senhor capitão", "Mas para quê tanto sofrimento". Falo destas porque as utilizei em poemas. E também as trovas populares, coplas de zarzuelas, "complets" de operetas francesas, enfim versos de toda a sorte que me ensinava meu pai.
...................................................................................
Assim, na companhia paterna, ia me embebendo dessa idéia de que a poesia está em tudo - tanto nos amores como nos chinelos, tanto nas coisas lógicas como nas disparatadas.
(do livro ITINERÁRIO DE PASÁRGADA, Manuel Bandeira
- Rio de Janeiro, 1954)
O que há de especial nessas reminiscências (e em outras dos anos seguintes, reminiscências do Rio e de São Paulo, até 1892, quando voltei a Pernambuco, onde fiquei até os dez anos) é que, não obstante serem tão vagas, encerram para mim um conteúdo inesgotável de emoção. A certa altura da vida vim a identificar essa emoção particular com outra - a de natureza artística. Desde esse momento, posso dizer que havia descoberto o segredo da poesia, o segredo do meu itinerário em poesia. Verifiquei ainda que o conteúdo emocional daquelas reminiscências da primeira meninice era o mesmo de certos raros momentos em minha vida de adulto : num e nouto caso alguma coisa que resiste à analise da inteligência e da memória consciente, e que me enche de sobressalto ou me força a uma atitude de apaixonada escuta.
O meu primeiro contato com a poesia sob a forma de versos terá sido provavelmente em contos de fadas, em histórias da carochinha. No Recife, depois dos seis anos.
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Aos versos dos contos da carochinha devo juntar os das cantigas de roda, algumas das quais sempre me encantavam, como "Roseira, dá-me uma rosa", "O anel que tu me deste", "Bão, balalão, senhor capitão", "Mas para quê tanto sofrimento". Falo destas porque as utilizei em poemas. E também as trovas populares, coplas de zarzuelas, "complets" de operetas francesas, enfim versos de toda a sorte que me ensinava meu pai.
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Assim, na companhia paterna, ia me embebendo dessa idéia de que a poesia está em tudo - tanto nos amores como nos chinelos, tanto nas coisas lógicas como nas disparatadas.
(do livro ITINERÁRIO DE PASÁRGADA, Manuel Bandeira
- Rio de Janeiro, 1954)
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