domingo, 22 de agosto de 2021

PABLO NERUDA : "VIM AQUI PARA CANTAR E PARA QUE CANTES COMIGO"

 




PABLO NERUDA  (Chile, 1904 - 1973) 

- Prêmio Nobel de Literatura  de 1971



QUE ACORDE O LENHADOR 


 ..............................................

Aqui eu me despeço, volto 

para a casa, em meus sonhos, 

volto para a Patagônia onde 

o vento bate nos estábulos

e respinga e gela o Oceano.  

Não sou mais que um poeta: amo todos vós, 

ando errante pelo mundo que amo : 

em minha pátria encarceram mineiros 

e os soldados mandam nos juízes. 

Porém eu amo até as raízes 

de meu pequeno país frio. 

Se tivesse que morrer mil vezes 

lá quero morrer; 

se tivesse de nascer mil vezes 

lá quero nascer, 

perto da araucária selvagem, 

do vendaval do vento sul, 

dos sinos recém-comprados. 

Que ninguém pense em mim. 

Pensemos na terra toda, 

batendo com amor na mesa. 

Não quero que volte o sangue  

a empapar o pão, os feijões, 

a música; quero que venha  

comigo o mineiro, a menina, 

o advogado, o marinheiro, 

o fabricante de bonecas, 

que entremos no cinema e saiamos 

para beber o vinho mais rubro.  


Não venho para resolver nada. 


Vim aqui para cantar 

e para que cantes comigo. 


(Fragmento final do poema "Que Acorde o Lenhador", do livro CANTO GERAL, de Pablo Neruda, em tradução de Paulo Mendes Campos - DIFEL Difusão Editorial S.A., São Paulo - SP, 4a. edição, 1981) 


_____________________________________________________________ 

PABLO NERUDA (pseudônimo de Nefatli Ricardo Reys Basoalto) nasceu no dia 12 de julho de 1904 em Parral, Chile. Marxista e revolucionário, cantou as angústias da Espanha de 1936 e a condição dos povos latino-americanos e seus movimentos libertários. Diplomata desde cedo, foi cônsul na Espanha e no México. Desenvolve intensa vida política e publica, de 1921 a 1940, entre outras, as seguintes obras : "La canción de la fiesta", "Crepusculario", Veinte poemas de amor y una canción desesperada",  "Tentativa  del hombre infinito", "Residencia en la tierra" e "Oda a Stalingrado". Participa da campanha da Unidade Popular que elege Allende e é nomeado embaixador do Chile na França. Data de 1950 o seu grande livro "Canto General" (Canto Geral). Pablo Neruda morreu no dia 23 de setembro de 1973 em Santiago do Chile, oito dias após a queda do Governo da Unidade Popular e da morte do presidente  Salvador Allende. 

(Nota da DIFEL Difusão Editorial S.A) 



Um comentário: