domingo, 10 de novembro de 2019

WALT WHITMAN : "CANÇÃO DE MIM MESMO"





WALT WHITMAN 
(fotografado no período de edição 
do livro "Folhas de Relva") 



CANÇÃO DE MIM MESMO 


Eu celebro o eu, num canto de mim mesmo. 
E aquilo que eu presumir, também presumirás, 
Pois cada átomo que há em mim igualmente habita em ti.   

Descanso e convido a minha alma, 
Deito-me e descanso tranquilamente, observando uma haste da relva de verão. 

Minha língua, todo átomo do meu sangue formado deste solo, deste ar, 
Nascido aqui de pais nascido aqui de pais o mesmo e seus pais também o mesmo, 
Eu agora com trinta e sete anos de idade, com saúde perfeita, dou início, 
Com a esperança de não cessar até morrer.   


.......................................................................................  


Sou o poeta do Corpo e sou o poeta da Alma, 
Os prazeres do céu estão comigo e as dores do inferno estão comigo, 
O primeiro eu transplanto e amplio sobre mim e o segundo traduzo em uma nova língua. 

Eu sou o poeta da mulher tanto quanto o do homem, 
E digo que é tão grandioso ser uma mulher como ser um homem, 
E digo que não há nada maior do que ser a mãe dos homens.    

Canto o canto da expansão ou do orgulho, 
Já tivemos fuga e censura o suficiente, 
Revelo que o tamanho é apenas o desenvolvimento.  

Ultrapassaste os demais ? És o Presidente ? 
Isso é ninharia, eles irão além desse teu feito.   

Eu sou aquele que caminha com a noite que cresce brandamente, 
Clamo à terra e ao mar, em parte abraçados pela noite.   

Estampa-te em mim, noite de seio nu -  estampa-te em mim, noite magnética e nutritiva ! 
Noite do vento sul - noite de estrelas grandes e escassas ! 
Noite imóvel e ondulante - noite de verão louca e desnuda.    



____________________________________________________________ 
WALT WHITMAN nasceu, no dia 31 de maio de 1819, em West Hills, 
Long Island, Estado de Nova Iorque (EUA). Publica a primeira edição 
de "Folhas de Relva" em 1855 e, até o ano de sua morte, em 1892, 
o livro alcançou 9 edições.  Considerado, pela crítica mundial,  
o maior poeta da literatura norte-americana, sua obra-prima 
"Folhas de Relva", um dos pilares das letras modernas, 
teve a sua edição completa, traduzida por Luciano Alves Meira, 
publicada no Brasil, pela primeira vez, em 2006 
(Editora Martin Claret, São Paulo, SP). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário