terça-feira, 23 de janeiro de 2018

DEOLINDO TAVARES : "Sou o maior de todos os descobridores"





DEOLINDO TAVARES 
(Nascido no Recife, em dezembro/1918, 
faleceu no Rio de Janeiro, RJ, 
aos 24 anos de idade) 




O POETA 


Sou mais pobre do que Job. 
Sou mais rico do que Salomão. 
Sou um poeta. Sou o maior de todos os descobridores. 
Sem navio, sem bússola e sem leme, 
descubro istmos e estradas. 
Posso ser amado e odiado, condenado e insultado, 
sem odiar, sem condenar, sem insultar. 
Sei tão somente amar e perdoar. 
Não tenho castelos, nem rosas, nem amores, 
mas, em misterioso sonho, 
ora passeio no carro de Salomão, 
ora durmo sobre as cinzas de Job. 
Alimento-me de céu, de flores e da beleza eterna
das paisagens de Deus;
adormeço num som, 
desperto numa cor, 
morro afogado no mar de uma inesperada estrela. 
Para mim não há, nem ontem, nem amanhã, nem depois, 
vida e morte, alegria nem dor.  
Para mim o dia é uma eternidade. 
A eternidade o menor tempo; 
para mim o tempo não existe, 
pois rasguei todos os calendários do mundo. 
Um dia, tendo as mãos límpidas, a alma serena 
e pureza em meu coração,
caminharei em firmes passos para o céu de Cristo ou de Maomé.   


_______________________________________________________
Transcrito do livro POESIAS, de Deolindo Tavares  
- Governo do Estado de Pernambuco / Secretaria de Turismo, 
Cultura e Esportes / FUNDARPE / 
CEPE - Companhia Editora de Pernambuco
( Recife, PE, 3a. edição, 1988)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário