terça-feira, 30 de outubro de 2018

DOSSIÊ DRUMMOND : "Para mim, não há maiores poetas. Há poetas. E cada poeta é diferente dos outros."






DOSSIÊ DRUMMOND 
(capa) 
- Reportagem biográfica 
de Geneton Moraes Neto 
(Editora Globo, 2a. edição, 2010
- São Paulo, SP)



         Geneton Moraes Neto : 

          - O fato de ser considerado unanimemente o maior poeta brasileiro não é um acontecimento importante para o senhor ?

          Carlos Drummond de Andrade : 
          
          - (...) 
            "A maioria das pessoas que me consideram o maior poeta brasileiro não leu o que escrevi ! Ouviu falar. Como acham que fulano de tal é o maior craque do futebol, o outro fulano é o maior compositor, o outro é o maior pintor, eu fiquei sendo o maior poeta por um julgamento que não é um julgamento literário : é uma opinião transmitida socialmente, mas sem nenhuma ponderação crítica. Nunca me julguei nem julgo, e digo mais : não sei qual é o maior poeta brasileiro de hoje nem de ontem.  Para mim, não há maiores poetas.  Há poetas. E cada poeta é diferente dos outros.  Se não for diferente e se não transmitir uma forma particular e uma maneira especial de sentir, ver e manifestar poesia, ele não é poeta.  Então, temos um poeta como Gonçalves Dias, um grandessíssimo poeta.  Mário de Andrade é outro - um notável poeta.  Manuel Bandeira...eles não são parecidos uns com os outros. Se são parecidos é porque um copiou e imitou o outro.  Nesse caso, não é tão bom quanto o anterior."    
     

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário