terça-feira, 17 de abril de 2012

FERREIRA GULLAR : "A POESIA NASCE DO ESPANTO"




     "A poesia, como eu sempre disse, nasce do espanto. Não é como uma das crônicas que eu escrevo para jornais, quando eu escolho sobre o que quero falar. No poema eu não decido o que escrevo. Eu nem sequer decido escrever."

     ......................... 

     "É a súbita indagação que faz com que, de repente, algo não pareça estar explicado.  Até porque o mundo só está explicado para quem o olha nas suas aparências."

     ......................

     "Não acho fácil ou difícil escrever.  Escrever por anos e anos me deu um certo domínio da escrita, mas, sem o tema, sem o espanto, não adianta de nada saber.  Não posso escrever sobre o vazio.  Saber escrever, ter o domínio,  é necessário mas não é suficiente."   

 (FERREIRA GULLAR)


____________________________________________
Transcrito da reportagem Poesia que nasce do espanto
- de Diogo Guedes
(Caderno C / Jornal do Commercio,
Recife, PE, 12 de fevereiro de 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário